quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Martha Medeiros: Feliz por nada


Geralmente, quando uma pessoa exclama Estou tão feliz!, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê. Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.

Digamos: feliz porque maio recém começou e temos longos oito meses para fazer de 2010 um ano memorável. Feliz por estar com as dívidas pagas. Feliz porque alguém o elogiou. Feliz porque existe uma perspectiva de viagem daqui a alguns meses. Feliz porque você não magoou ninguém hoje. Feliz porque daqui a pouco será hora de dormir e não há lugar no mundo mais acolhedor do que sua cama.

Esquece. Mesmo sendo motivos prosaicos, isso ainda é ser feliz por muito.

Feliz por nada, nada mesmo?

Talvez passe pela total despreocupação com essa busca. Essa tal de felicidade inferniza. "Faça isso, faça aquilo". A troco? Quem garante que todos chegam lá pelo mesmo caminho?

Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando "realizado", também. Estando triste, felicíssimo igual. Porque felicidade é calma. Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo? Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.

Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.

Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre. Adequação e liberdade simultaneamente? É uma senhora ambição. Demanda a energia de uma usina. Para que se consumir tanto?

A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.

Ser feliz por nada talvez seja isso.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

... eu ia como sempre sair caminhando sem saber aonde ir, sem saber onde parar, onde pôr as mãos os olhos e ia me dar aquela coisa escura no coração e eu ia chorar, chorar durante muito tempo sem ninguém ver.

Caio Fernando de Abreu

sábado, 29 de outubro de 2011

Quando os pássaros cantam,
estarão chamando as flores nos campos,
ou estão falando às árvores,
ou apenas fazem eco ao murmúrio dos riachos?

Pois o Homem, mesmo com seus conhecimentos,
não consegue saber o que canta o pássaro,
nem o que murmura o riacho,
nem o que sussurram as ondas quando tocam as praias vagarosa e suavemente.

Mesmo com sua percepção,
o homem não pode entender o que diz a chuva
quando cai sobre as folhas das árvores,
ou quando bate lentamente nos vidros das janelas.
Ele não pode saber o que a brisa segreda às flores nos campos.


[Khalil Gibran in Da Música]

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Even if change

Lições


1. A vida não é muito justa, mas ainda é ótima.
2. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém, perdoe sempre.
3. Quando estiver em dúvida, siga sua intuição para tomar a decisão.
4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato sempre, em orações, pensamentos, e-mail, telefone e principalmente pessoalmente.
5. Você não tem que ganhar sempre. Concorde em discordar.
6. Chore com alguém ou no chuveiro. Cura melhor do que chorar sozinho ou a seco.
7. Quanto a chocolate, é inútil resistir ele é insubstituível.
8. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.
9. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que acontece na vida deles.
10. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deve entrar nele.
11. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe e tenha fé; Deus nunca pisca.
12. Respire fundo sempre. Isso acalma a mente e o coração.
13. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.
14. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chique. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é o dia e momento especial.
15. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.
16. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo, verde, amarelo...
17. O órgão sexual mais importante é o cérebro mantenha-lo sempre em desenvolvimento e atividade.
18. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..
19. Sempre escolha a vida.
20. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
21. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..
22. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.
23. Não se leve muito a sério. Não vale a pena.
24. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.
25. Envelhecer ganha da alternativa - morrer jovem.
26. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.
27. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.
28. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
29. O melhor ainda está por vir. Produza constantemente!
30. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se muito bem e apareça.
31. Com o tempo a gente aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias; e que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
32. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

[ Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, assina uma coluna no The Plain Dealer, Cleveland, Ohio. ]

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Something inside me is crying
is burning
is hurting
So many things to absorb

I can't understand
Is it a lot of distance!!!.....???
It's not the correct lifecycle
I need affection and attention...(Hey I'm here)...even the one who put me in the world

But I get up.....even I'm feeling down
And my shell shows like I'm happy =]

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Firewok


Do you know that there's
Still a chance for you
Cause there's a spark in you

You just gotta
Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the 4th of July

terça-feira, 11 de outubro de 2011


All we should have done was never let it go...
...and now, it's all somewhere in space...
It will be back someday?
Some says that wolrd turns....
Time will show